D.J. - Psicólogo, 24 anos. Brasil

O que é Pobreza?

Pobreza é uma situação limite. Daquelas que, como liberdade, são mais fáceis de reconhecer do que de definir. Mas vamos a minha pequena tentativa de definição. 
Sendo razoavelmente consiso, acredito que pobreza está diretamente relacionada com alternativas. Assim, aos dezoito anos, a riqueza pode ser a possibilidade de ter mais de uma escolha de futuro. Em outras palavras, é a capacidade de, aos dezoito anos, poder escolher uma faculdade de medicina ou de floricultura.
É claro que, em algum momento, a liberdade precisa ser limitada - e a cada escolha que fazemos, jogamos um de nossos futuros pela janela. Em última análise, nesse sentido, riqeza seria a possibilidade de ser imortal - e viver quantas diferentes vidas se puder.
Bom, acho que essa é uma boa definição de pobreza: só ter a possibilidade de viver uma vida, e que essa vida tenha sido escolhida pelas circunstâncias (especialmente as sociais) que te rodeiam. O maior furo dessa definição é que, possivelmente, o principe da inglaterra é tão pobre quanto o aviãozinho na favela do Rio de Janeiro.
Mas, sinceramente, se ele nunca quis ser rei, talvez ele seja mesmo. Mas, para aliviar um pouco esse contraste, eu adicionaria um item, mais objetivo, a essa lista: expectativa de vida. Se você teve poucas oportunidades, e corre o risco de morrer antes dos vinte, você definitivamente é pobre. (a exceção, claro, são os filhos de ricos (financeiramente) que adoecem de câncer - mas, sinceramente, quem pode exigir um corpo mais pobre do que esse?

O que falta para chegarmos a um mundo sem Pobreza?

Acho que, seguindo o raciocínio exibido acima, acesso a saúde de qualidade para combater uma possível expectativa de vida baixa; e educação (no seu sentido mais pleno), para permitir que as pessoas sejam o mais livre possível, e possam tomar as suas decisões - ao invés de que elas sejam tomadas por si próprias.
Por fim, é preciso oportunidades bem distribuídas de empregabilidade e de renda - para que essa educação possa servir a algum propósito palpável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário